Aprenda as formas de contaminação mais comum dos vírus e dos malwares que se disseminam na internet. Como o vírus infecta o PC e se espalha pelo mundo.
Ter um computador, celular ou tablet significa ter que cuidar de sua segurança digital. E os vírus são a maior ameaça, pois existem mais de 10 tipos de vírus de computador, cada um dando um sinal de vírus no PC diferente. Muitos, impedem o computador de ligar ou ainda roubam seus dados e arquivos.
Por isso, a melhor forma de se defender é tendo um dos melhores antivírus, evitar sites maliciosos e saber como os vírus e malwares se disseminam, a ponto de saber como evitar seu contágio.
Como vírus infecta o PC
Tal como conosco seres humanos, que nos contaminamos pela via respiratória, contato direto dentre outras formas, o PC também se contamina de determinadas formas. Sabendo quais são essas formas permite que você tome cuidado e evite que tenha seu computador infectado por vírus.

Por definição, vírus é um tipo de malware que, quando executado, copia-se, busca infectar outros computadores, enquanto faz a sua tarefa/ objetivo. Portanto podemos resumir a vida de um malware como:
Vírus é criado -> Vírus é espalhado -> Computadores vulneráveis são atingidos -> Vírus se multiplica e rouba dados, senhas -> Vírus se espalha para atingir outros computadores vulneráveis
Temos como forma de disseminação:
- Internet, Downloads – Hoje a principal forma de disseminação de vírus, principalmente através de arquivos contaminados e softwares piratas. Ao fornecer o programa de forma “gratuíta” o cracker/ hacker coloca um software para roubar dados, fotos e documentos, sendo hoje uma das principais causas de vírus e trojan latente.
- Email – Os emails são outra grande fonte de disseminação de vírus, pois com os contatos e o acesso a caixa postal através de programas como Outlook, o vírus consegue se enviar para todos os seus amigos e conhecidos, usando a sua credibilidade para conseguir contaminar as pessoas.
- Pen Drives – Antigamente os diskettes, hoje os Pen Drives são os maiores disseminadores de vírus e malware de forma física. A famosa mensagem de que o seu pen drive está infectado ao espetar em um USB
- Redes sociais – São hoje, em conjunto, os sites mais acessados pelos brasileiros e, com toda essa atenção, conseguem disseminar vírus através de links chamativos.
- Sites maliciosos e Phishing – Infelizmente entrar em um site é hoje algo não tão simples, pois dependendo do site que você pode entrar você pode ser contaminado simplesmente por abrir sua página e não ter o computador atualizado
- Ausência de Firewall – Firewall é o controlador das conexões do computador, e hoje com a internet, mais do que nunca há necessidade de um software, com inteligência coletiva que gerencie e verifique quais conexões estão sendo realizados, para impedir que hackers usem brechas e se conectem ao seu computador
- Software desatualizado – A ausência de
- Smartphones, Tablets – A instalação de apps pirateados e não oficiais já foi demonstrada que pode infectar o computador e toda a sua rede em casa
Abaixo, irei destacar algumas das formas mais bobas, porém importantíssimas para evitar a vasta maioria das infecções de computador
Abrindo anexos de email com cautela

Como após um computador ser contaminado por um vírus, este tem fácil acesso a caixa de email e aos contatos, qualquer amigo seu, ao ser infectado, poderá te mandar um email com vírus.
Suspeite sempre que:
- pessoas que não entram em contato com você a bastante tempo
- email em inglês sendo que a pessoa não fala bem a lingua
- email não faz sentido
- conteúdo tem caracter erótico sensual e secreto
- conteúdo do email diz respeito a dinheiro com determinada urgência
Mas hoje em dia é simples mudar o nome do destinatário e do remetente do email, por isso a maior recomendação é usar um provedor de email de qualidade, dentre eles GMAIL, OUTLOOK e YAHOO.
Baixando programas piratas e downloads

Apesar de ser muito tentador, afinal já diz a expressão “de graça até injeção na testa”, sempre o software virá modificado. E existe uma grande quantidade de malware embutido nesses programas e é, em uma significativa parcela dos usuários médio e avançado como vírus infecta o PC e se espalha.
Como evitar ser infectado por vírus
- Mantenha seu computador atualizado
- Use um dos melhores antivírus, existem excelentes opções grátis
- Não use programas piratas
- Não use antivírus pirata, crack, serial
- Não visite sites maliciosos – a vasta maioria relacionada a downloads
- Não abra email de desconhecidos
- Não abra emails que não fazem sentido, mesmo de pessoas conhecidas
- Não atualize nenhum software nem instale nenhum programa que você não solicitou
- Use um provedor de email conhecido e de renome.
Sumário
Vírus foram criados para se disseminarem e se espalharem. Seja para ganhar dinheiro, por motivo político, os vírus querem é se disseminar. Conhecendo as principais formas pelas quais vírus infecta o PC, é possível evitar muita dor de cabeça, proteger seus dados e ainda ter maior segurança ao usar o PC.
2 Comments
Jose antonio
Eu não sei o que faço com os meus porque acaba de formatar, e logo outra vez com vírus
Neuri
se vira faz qualquer coisa
ah compra outro