As dicas para se tornar mais famoso e mais seguido no Google+, Twitter e Facebook. O que fazer e como ser popular no Google+ e Facebook.
As redes sociais Google+, Twitter e Facebook são hoje parte integral de nossas vidas, sendo checados em média 20 horas por mês, sendo o tipo de site mais acessados no Brasil. Apesar de primordialmente criadas para facilitar a conexão com nossos amigos e compartilhar fotos, elas hoje são muito mais que isso: desde organizar festas a ser status.
Para bem ou para mal, por inúmeros motivos, as pessoas querem ser seguidas, ouvidas e compartilhadas. E já existem estudos sobre a ciência de como ser mais compartilhado nas redes sociais, mas pouco se fala sobre como se tornar mais popular nas mídias sociais e qual a sua importância.
Por que ser popular no Google+, Facebook e Twitter?!
Lembrar-se que as redes sociais são feitas por pessoas e que, seu compartamento online se baseia, em grande parte, na sua vida offline é de suma importância para entender como ser popular.
Enquanto na vida real as pessoas populares costumam ter características tanto física, quanto carismáticas pessoais, além de suas atividades e grupo de amigos irá determinar sua popularidade. Existem alguns estudos que mostram que sua personalidade está ligado ao sucesso nas redes sociais.
Na internet, primeiro você precisa aprender como usar o Google+, o Facebook e o Twitter. Depois, como você pode adicionar quem quiser, quantos quiser e falar o que quiser, e que existem inúmeros motivos a mais para “checar” as redes sociais do que fazer novos amigos na vida real:
- comparar, fofocar e descobrir – permitir comparar você com outros amigos, ver o que aquele seu conhecido anda fazendo, para onde ele foi viajar e mais
- matar tempo / tédio – durante a realização de atividades chatas ou pouco estimulantes, checar a rede social é algo rápido, recompensador e que pode
- solidão e compania virtual – toda vez que as pessoas se sentem sozinhas, deslocadas, sem assunto, costumam checar as redes sociais para rever os velhos amigos e o que eles estão dizendo
- participar de um grupo – a sensação de participar de algo, ser bom em algo e ser reconhecido por isso é algo que todos querem sentir.
E você precisa saber os pontos acima, dentre inúmeros outros, pois todos eles são momentos de ganhar a atenção das pessoas e se tornar cada vez mais popular.
A popularidade oferece como principais vantagens a vaidade, a sensação de importância, projeção pessoal, eventuais oportunidades de emprego dentre inúmeras outras.
Número de seguidores e amigos – Quando mais é menos
Todos conhecemos pessoas que são odiadas por todos enquanto outros são amados por todos. Mesmo essas pessoas que você pensou tem amigos mais íntimos e seu circulo menor de amizade, mesmo sendo amada ou odiada.
Nas redes sociais é comum nós observamos pessoas tentando ter o maior número de seguidores, pedindo para adicionar. Isso não tem utilidade alguma, apesar de funcionar as vezes, afinal, você já encontrou alguém com mais de 5 anos perguntando por aí “Você quer ser meu amigo?”. As amizades e conexões devem acontecer naturalmente.
Outra táctica muito usada é ir adicionando as pessoas e depois ir removendo. Algumas dessas pessoas que você vai adicionar vão te circular também, mesmo que sem te conhecer, por educação, aí depois você remove a pessoa da lista. Isso é valido, no entanto, se você realmente quer fazer conexões e conhecer novas pessoas. Senão é uma baita besteira.
Quantidade de seguidores: isso importa?
O número de seguidores é importante para determinar o potencial de pessoas que você pode alcançar, mas existe outro fator muito mais importante: sua efetividade e interação. Ou seja, o quanto que as pessoas que te seguem te ajudam, comentam no que você escreve, compartilha e realmente interagem com você.
Uma das melhores ferramentas para realizar essa análise e quantificar seu número de seguidores e sua interação com eles é o Klout, que usa semântica, análise de shares, velocidade de compartilhamento e a importância das pessoas que o compartilham para avaliar sua influência nas redes sociais.
Popularidade é quando simplesmente gostam de você. Influência é quando as pessoas escutam o que você diz.
Quem são seguidores?
Existe uma grande diferença entre ter como seguidores te adicionaram porque você os pagou versus ter amigos que compartilham seus interesses ou pessoas importantes, socialmente ativas que vão adicionar, recompartilhar seus assuntos com outras pessoas interessantes.
“Diga-me com quem andas que te direi quem és.”
Como criar conexões significativas
- Seja você mesmo
- Procure ativamente pessoas com interesses semelhantes ao seus
- Comente e participe de comunidades que te interessem
- Faça comentários, participe, compartilhe
- Evite propaganda pessoal e marketing do seu site / serviço, mesmo se for excelente
Outras dicas mais que podem servir para sua vida pessoal podem ser extraídas do livro Como fazer Amigos e influenciar pessoas.
Marketing pessoal e o seu perfil
Seu perfil é a oportunidade ideal de parecer alguém legal e normal. O mais importante é parecer alguém normal, pois poucos são os que querem
Foto e álbuns tornam você mais “real” e humano, tal como o amigo que permite ver todas as fotos, quanto mais pessoal, íntimo você for, melhor, mas isso deve ser pesado para avaliar a sua privacidade e o que você espera do
Seu conteúdo é sua propaganda
As pessoas podem até se interessar pela sua foto, seu perfil, seus artigos, seus amigos, mas no fim você persiste nos círculos das pessoas
O relatório do Facebook do que as pessoas compartilham, quando, qual o tom (positivo ou negativo) e o que você pode escrever que está mais associado a:
- Como ser mais popular no Facebook, Google+ e Twitter:
- esportes
- updates de texto longo e reflexivos
- updates pessoais
- música
- evitar ser emocional demais
- falar pouco da família
- não se referir ao tempo
- não compartilhar coisas mundanas e chatas (tipo “Que trânsito!”)
- utilizar a palavra “você” bastante
- Como receber mais curtir, +1 e Tweets
- expressar pontos positivos
- expressar emoções positivas
- Como receber mais comentários no Google+, Facebook e Twitter
- fazer comentários negativos
- gerar polêmica
Mitos e verdades das redes sociais
Automatizar seus posts e atualizações
Enquanto para sites, blogs e empresas isso é algo comum, afinal você quer servir as pessoas o seu conteúdo o máximo possível, da melhor forma e na maior quantidade possível. No entanto, muitas pessoas, a este exemplo, hoje estão utilizando ferramentas como o Buffer ou HootSuite para agendar posts e informações .
Apesar de aumentar sua “presença” nas redes sociais, definitivamente determina perda de sua relevância e consequentemente do interesse que as pessoas percebem em você. O exemplo é simples: se você só disser coisas interessantes e legais o tempo todo, todos irão prestar atenção o máximo possível, enquanto se você disser algo relevante só de vez em quando, nem sempre você receberá a dada importância. E os updates automáticos facilitam isso.
Ser ativo em todas as mídias sociais
Apesar de permitir que você tenha presença em todos os lugares, isso divide sua atenção e impede que você realmente tenha interação com seus seguidores e com quem você segue, afinal vivemos na era da sobrecarga de informações.
Compartilhar tudo o tempo toda
Infelizmente não há um claro meio termo onde fica evidente o quanto você deve compartilhar para demonstrar presença e estar sempre no momento adequado, tal como falamos acima e no artigo sobre como ser mais compartilhado, versus você compartilhar em excesso perdendo sua relevância, ou seja, aquela pessoa que compartilha e curte tudo sem discriminação.
Sumário
Não basta ser popular nas redes sociais, você precisa ser influente, ou seja, aquilo que você diz, com autoridade, precisa ser relevante e ser importante para quem te segue. Apesar de em algumas áreas ser mais fácil tornar-se mais famoso, não existe um caminho único que vai te dizer como ser popular no Google+ e Facebook. Apesar disso, as dicas e truques permitem que você evite os maiores erros.
5 Comments
Agnaldo Pontes
O futuro de cada um depende do que você conhece e investe hoje.
Agnaldo Pontes
O futuro de cada um depende do que você conhece e investe hoje.
Roseane rodrigues sa silva
tenho uma irma que esta dezaparecida a 23 anos gostaria muito de a encontrar
Antonino
gostaria se ser famoso
Nanna fernandes
Como vc quer ser famoso??pois neim tem foto de perfil??