Aprenda regras para emprestar dinheiro para os familiares e amigos e receber seu empréstimo. Como emprestar seu dinheiro e conseguir ser pago sem brigas, regras para emprestar e financiar para família e amigos.
Um dos grandes entraves de muitos relacionamentos é quando alguém precisa de dinheiro. E isso provavelmente é o Titanic de muitos relacionamentos, seja de parentes, amigos, namorada e etc!
Os conflitos aparecem pois existem muitos pontos que podem não estar em desacordo, pois apesar do dinheiro ser apenas um símbolo da nossa recompensa pelo trabalho, a bem verdade é que ele significa muito mais para algumas pessoas e tem valores diferentes também.
Regras para emprestar dinheiro para família e amigos e receber o empréstimo – Como ser pago sem brigas
O Max Geringer já tentou passar grande parte desses ensinamentos pelo rádio e pelo programa na Globo no Fantástico. São regras simples que ajudam a evitar que as desavenças apareçam:
Já procuraram outras fontes de empréstimos?
Bancos usualmente cobram uma taxa alta para as pessoas pegar dinheiro emprestado, baseada no risco que a pessoa tem. Ou seja, eles estudam qual o risco da pessoa não pagar e cobram em cima disso. Portanto, eles são seu medidor para saber se a pessoa que está te pedindo dinheiro tem uma boa ou pouca chance de te pagar.
Ajude-o com um emprego, ajudando a achar outras oportunidades e bicos.
Melhor que dar o peixe é ensinar a pescar, já diz o velho ditado popular. Pergunte para amigos se alguém precisa de um empregado a mais, incentive o trabalho ativo de se auto sustentar, ensine-o a administrar o dinheiro, senão ele pode te pedir mais dinheiro mais para frente.
Se você emprestar o dinheiro ele vai pagar de volta?
Você não deve emprestar dinheiro para perder, senão você devia jogar tudo na loteria ao invés de emprestar. Se você quiser emprestar, tenha certeza que vai ser algo que vai mudar o rumo das coisas, e não um tapa buracos, um remendo temporário num problema financeiro bem maior que a pessoa pode estar tendo.
Se você emprestar o dinheiro e a pessoa, o que vai acontecer com o relacionamento de vocês?
Incrível, mas famílias se separam por causa de dinheiro, então o que vale mais, o relacionamento ou o dinheiro? Outro ponto importante é como vai ficar sua visão da pessoa caso ele não pague: você ainda vai continuar sendo um amigo, chamar para comer ou para sair? E a pessoa se nunca mais conseguir pagar, vai sumir do seu mapa?
Você vai ficar ofendido com o uso que a pessoa vai fazer do dinheiro?
Isso usualmente acontece quando não se conversa bem sobre o propósito do empréstimo, e portanto não se sabe o plano que a pessoa tem para virar a vida e não mais precisar pedir empréstimos. Como você vai se sentir se a pessoa com dificuldades financeiras te pedir dinheiro emprestado e no mês seguinte compra uma televisão nova? Pense nisso e pergunte o que a pessoa que está no vermelho no banco vai fazer com o dinheiro, é seu direito como emprestador (agiota) saber!
Você pode perder esse dinheiro?
Bom, você também precisa de dinheiro para viver portanto é sempre bom estar com as contas em dia para saber: você pode emprestar esse dinheiro e perder sem problemas? Senão seja honesto e diga que não consegue emprestar!
Formalize o empréstimo com um acordo entre partes com um advogado ou através de um contrato de nota promissória.
Portanto temos 6 regras práticas que vão te ajudar a sair e evitar muitas enrascadas financeiras, sem perder amizades, familiares e parentes e ainda conseguindo emprestar dinheiro e aumentar suas chances de receber o empréstimo de volta.
Fonte: Consumeriscommentary
1 Comments
Manuela
Ola,me chamo Manuela e Preciso muito da sua ajuda para tomar uma decisão financeira muito importante.Como fazer para entrar em contato direto com você ?