10 dicas para criar conteúdo de alta qualidade para a internet. Aprenda como escrever conteúdo de qualidade e ser o primeiro resultado no Google.
A internet tem uma linguagem e estilo de escrita próprio. Todos nós sabemos reconhecer conteúdo de qualidade da internet e discernir entre um conteúdo de um livro que foi transferido para a internet. O conteúdo da web é dinâmico, rápido e fácil de ler além de ser completo.
E a maioria das pessoas encontra, no Brasil, o conteúdo através do Google. E existem muitos fatores que são levados em consideração para determinar qual o site será o primeiro colocado no ranking, desde marca e reconhecimento, usabilidade e em especial o conteúdo.
E como estar entre os primeiros resultados do Google pode determinar o sucesso ou o fracasso de um negócio, saber que escrever conteúdo de qualidade é um dos fatores mais importantes para ser primeiro na busca deve estar na sua mente. Mas o problema é como criar bom conteúdo de alta qualidade?
Como escrever conteúdo de qualidade
Conteúdo de qualidade é algo difícil de avaliado, pois existem muitas formas de criar conteúdo de alta qualidade, seja em formas de narrativa, estilo de escrita e redação, indo muito além da correção gramatical e veracidade dos fatos.
O que é conteúdo de qualidade
Essa é uma pergunta muito difícil de ser respondida, pois existem vários tipos de artigos, assuntos e diversas formas de passar a mensagem, o que portanto torna a qualificação de conteúdo de qualidade algo subjetivo e relativo. Os melhores juízes de conteúdo de qualidade são os usuários do seu site, os leitores dos seus artigos: se eles interagirem, compartilharem, lerem todo o conteúdo, isso é o maior sinal de algo bom.
Mas para o computador e os bots do Google é muito difícil identificar o que é algo bom simplesmente olhando o texto. Mas é muito fácil identificar conteúdo de baixa qualidade, com erros gramaticais e de concordância, repetitivo.
Portanto, notamos que o Google está valorizando muito os sinais que os usuários fornecem a respeito de um artigo, tentando obter as informações de qualidade a partir do comportamento dos usuários nos sites. E o Google possui mais do que ferramentas suficientes para avaliar isso, estando presentes em mais de 90% dos sites através do Google Analytics, Google Adsense e por isso eu insito que você aprender como usar Google+
Como criar conteúdo de alta qualidade para a internet
Abaixo seguem 45 pontos sobre como criar conteúdo de alta qualidade na internet. Esses pontos que o Vejaisso.com está seguindo desde sua mudança editorial em janeiro deste ano.
Utilidade e relevância
- O conteúdo atende as necessidades dos leitores, seus objetivos e interesses?
- O artigo atinge os objetivos do meu negócio? Atrai consumidores e faz de mim referência?
- Qual a sobrevida desse conteúdo? Quanto tempo ele vai durar? Quando é sua validade?
- Esse conteúdo é relevante e publicado no momento certo?
Acurácia
- Esse conteúdo é fácil de entender pelos leitores?
- A organização do conteúdo é lógica e coerente? Explique por que.
- O conteúdo está correto? Funciona?
- O texto contém erros factuais, erros de digitação ou erros de gramática?
- As imagens e vídeo tem boa qualidade e estão otimizadas para carregar rapidamente na internet e no celular?
- O texto contém toda a informação que o visitante precisa sobre o assunto?
- Considerando o contexto da pesquisa, o seu conteúdo contém informações demais ou de menos a respeito do tópico?
Influência e engajamento
- Esse artigo admite opinião ou deve ser neutro?
- O autor está fazendo uso de técnicas para influenciar e engajar os leitores?
- A quantidade de técnicas para influenciar e emocionar o leitor está adequada? Interfere com a neutralidade e a informação do artigo?
Estilo e escrita
- O texto reflete o estilo editorial do blog ou site?
- O conteúdo veicula com sucesso a imagem da empresa ou da marca? Lembre-se que a marca é você no conteúdo.
- Qual é o guia de estilo e redação do site? Esse artigo segue essa linha de redação e estilo? Se não, por que?
- Esse texto parece ser conteúdo de qualidade profissional? Você releu o texto antes de publicar?
SEO e facilidade de achar e ler
- O conteúdo foi escrito para o usuário e é fácil de ler?
- Apesar de escrito para humanos, a sua página leva em consideração os mecanismos de pesquisas? Você está focando em uma palavra chave?
- A formatação do título e dos subtítulos está adequada? Você faz uso de listas e resumos para melhor transmitir sua mensagem?
- A metadata e os dados Open Graph estão corretos?
- Os bots das engines de busca como Google e Bing conseguem ler corretamente sua página?
- Considerando a sua palavra chave, como o leitor iria procurar seu conteúdo? Isso consta no título?
Conteúdo de alta qualidade
- O seu conteúdo está completo?
- O seu texto é fácil de entender?
- É fácil de achar e encontrar uma informação pontual no seu texto?
- Ele apresenta o ponto de vista expert de alguém claramente com informações e experiência para produzir esse artigo?
- Ele ensina algo novo para o leitor que ele não havia encontrar em nenhum lugar?
- Seu post foca nas razões pelas quais o leitor deve fazer algo ao invés de simplesmente informar? Por exemplo, “processador duas vezes mais rápido” versus “processador que te permite abrir programas e ler em metade do tempo”.
O que o Google valoriza como site de alta qualidade?
No Blog do Webmaster do Google, após testar as mudanças na busca e verificar que estas mudanças melhoraram a experiência de quem usa o Google, eles compartillharam alguns pontos que devem ser levantados por qualquer webmaster ou escritor para identificar e avaliar a qualidade de um site e de uma página, que basicamente são pontos que nós usamos para ler um conteúdo na internet. Imagine ler “Amanhã é o fim do mundo” em um blog chamado “Casebre do José”; agora imagine ler “Amanhã é o fim do mundo” na capa do Estadão.
Guia do Google Webmasters sobre como escrever com alta qualidade comentado
Além da tradução livre da secção do Google Webmaster Central Blog e da recente atualização com a parte 2 do guia do Google webmasters sobre como escrever conteúdo com alta qualidade, eu ofereço comentários sobre cada um dos ítens baseado nos comentários dos grandes críticos de conteúdo de qualidade e das grandes empresas de SEO como SEOmoz blog. Em negrito a informação oficial do Google e sem o negrito são comentários não oficiais, baseados na opinião e experiência de SEOs.
- Você confia nessa informação desse site?
A confiança na informação do site é um dos sinais mais importantes que o Google obtém de uma página da internet. Isso pode vir de vários sinais, como recomendações no Facebook, Twitter e Google+; efetivação de compra; número de vezes que o site se torna “favorito” e a proporção dos usuários que retornam ao site.
Quando a página da web é informativa, os fatos devem ser verídicos e possívelmente comprovados, daí a importância de colocar o link com a fonte da informação. - Esse artigo foi escrito por um expert ou entusiasta que entende bem do assunto ou é superficial sem acrescentar nada?
A informação obtida sobre o autor está cada vez mais importante, visto que os bloggers e escritores profissionais costumam escrever em mais de um site ou blog. Além do blog/site ser avaliado como referência ou não, o autor também vai ser um dos sinais a ser avaliado como referência também, isso já é uma idéia do Google patenteada em 2005 (patente para “Agent Rank”) e que está funcionando agora devido ao uso do tag “rel=’author'” ou mais recentemente devido ao link do autor com o perfil do Google+, já sendo referida pelos experts em SEO como AuthorRank. - Esse site tem outro artigo duplicado, semelhante e redundante sobre o mesmo tema, apenas com keywords diferentes?
Claramente esse sinal de conteúdo duplicado refere-se não aos sites de notícias, mas sim aos sites com tutoriais, que muitas vezes costumam reformar os artigos sem fazer modificações substanciais no conteúdo, mas apenas o modificando para outras palavras chave.
Esse tipo de artigo o Google está claramente punindo, tanto que fez uma atualização (Penguim) punindo sites que estavam otimizados demais ou criavam múltiplas versões dos conteúdos. Imagine o quão chato é quando você cai num site e lê um conteúdo que é útil mas não resolveu seu problema, o que faz você mudar os termos da pesquisa e acaba caindo em uma página com quase o mesmo conteúdo só escrito de outra forma!
- Você se sentiria confortável em colocar suas informações de cartão de crédito nesse site?
Essa pergunta também tange o quanto você confia nesse site, sendo que os sinais devem ser similares (bookmarks, +1, Like, Tweet, tempo no site, Bounce rate e etc)
- Este artigo tem erros gramaticais, factuais e de estilo?
Já foi descoberto que artigos com erros gramaticais e pontuação, mesmo quando lidos por leitores de nível educacional mais baixo tem maior bounce rate e menor tempo no site.
- Os assuntos do site são genuínos ao interesse do site ou apenas uma tentativa para adivinhar o que irá ficar em primeiro lugar nas redes de buscas?
É um dos novos sinais do Google valorizar mais sites que tem um foco claro e dedicam-se a apenas um assunto, afinal é mais provavel que um especialista em um único assunto saiba mais do que um site que escreve sobre muitos assuntos.
Eu particularmente não gostei desse sinal, apesar de compreende-lo, pois vejo muitos artigos de excelente qualidade, muitas vezes superiores aos sites específicos vindo de blogs desconhecidos e de pouco ranking. - Essa página oferece conteúdo original, informação nova, pesquisa original ou análise original?
- Essa página adiciona valor substancial em comparação com as outras páginas?
Relacionado às duas perguntas acima, foca sobre a criação de conteúdo e não o conhecido por todos de reeditar e reescrever e publicar. - Quanto de controle de qualidade é efetuado em cada artigo?
Apesar de óbvio que deve ser feito o controle de qualidade sobre o conteúdo, não sabe-se como o Google obtém essa informação. - Esse site é uma autoridade reconhecida neste tópico?
Novamente somos remetidos ao AuthorRank e ao ranking do site. Grandes empresas passam a ter um peso maior no Google, ou seja, nada de ser o primeiro para o termo “novas imagens do Fiat Palio”, ganhando do próprio site da Fiat. - O conteúdo é produzido em massa, ou escrito por milhares de autores em uma vasta rede de sites, não recebendo atenção adequada?
Relacionado provavelmente a quantidade de artigos publicados por dia por autor.
- O site é bem editado ou parece ser desleixado e descuidado?
- Para informações de saúde, você confiaria nesse site?
Novamente uma pergunta de confiança como a primeira. - Você reconheceria esse site como autoridade em um assunto se dissessem seu nome?
Outra pergunta sobre confiança. - Esse artigo oferece uma informação completa ou abrangente do assunto?
Detalhamento e explicação do artigo, provavelmente relacionada ao número de palavras por artigo e ao tempo que os leitores passam lendo o conteúdo. - Esse é o tipo de página que você quer compartilhar, salvar nos favoritos ou enviar por email para seus amigos e parentes?
Outro sinal relacionado ao compartilhamento social, bookmarks, favoritos e visitas diretas posteriores. - Essa página possui uma grande quantidade de anúncios que interfere no consumo do conteúdo?
Relação conteúdo sinal obtida como uma área acima da dobra, verificando o quanto que os anúncios estão presentes em proporção ao conteúdo. - Os artigos são curtos e superficiais, apenas tangendo o conteúdo pesquisado?
Também relacionado ao número de palavras no texto. - Quais as áreas da página da web que são dadas mais atenção vs as que tem menor atenção?
Outro sinal não óbvio, provavelmente relacionado a frequência de atualizações por categorias, por exemplo se você só escreve artigos sobre jogos como Baixar jogos de PSP e no meio desses artigos você faz um post a respeito de Como declarar o imposto de renda, um assunto claramente não relacionado, na época da entrega da declaração, para nunca mais entrar no assunto. - Os usuários reclamam quando eles visitam as páginas do seu site?
Sinal relacionado ao Bounce Rate do seu site e também relacionado aos comentários, tanto no próprio artigo como também nas redes sociais, além de denúncias no Google. Muitas pessoas não sabem mais você pode denunciar um blog para o Adsense caso ele quebre as regras de uso. - Páginas com pouco conteúdo e altamente otimizadas para poucas palavras chaves.
- Focar em poucos tópicos e assuntos dos quais você tem conhecimento a compartilhar e é apaixonado
- Conteúdo organizado e fácil de navegar para o usuário.
Na segunda atualização do conteúdo, o Google demonstra também que o usuário precisa ser capaz de navegar seu site de uma forma simples e clara. Isso demonstra a importância de ter uma navegação, breadcrumbs e além de um menu fácil e sempre acessível.
Infelizmente esse sinal é muito complicado de interpretar para avaliar se o conteúdo é de qualidade ou não pois imagine que o visitante procurava sobre “como escrever conteúdo de qualidade” e acaba encontrando esse artigo, que responde suficientemente as perguntas dele. E agora, por que o visitante não viu outras páginas provavelmente eu terei um ranking baixo?
A principal hipótese é que o Google leve em conta o tempo da visita, pois quem procura algo acaba dando uma olhada supeficial (scanning) para ler apenas o que interessa, ou seja, se o leitor ver o artigo 1 e levar 20 segundos, clicar em outro link seu e ficar 2 minutos, provavelmente ele achou o que queria. - Páginas com conteúdo duplicado.
- Focar no engajamento do usuário com o conteúdo e não na busca do Google e enganar os bots.
Google foi mais enfático da segunda vez: os sinais de qualidade estão vindo em grande parte da interação dos usuários e não dos bots e algoritmos de keywords e links como era no começo com o PageRank. - Não ter anúncios nas páginas de pouco conteúdo como página de agradecimento por comentar ou por comprar
O Google comprovou com essa afirmação algo que muitos já suspeitavam: o Google Adsense é levado em conta para produzir sinais em relação ao usuário e ao conteúdo, apesar de ainda não estar claro quais sinais são aproveitados.
Como ser o primeiro resultado no Google?
- Escreva um conteúdo de qualidade, útil para o seu visitante e leitor
- Seja original, crie conteúdo e não copie de outros sites – o Google vai saber que foi cópia, ele conhece e cataloga toda a internet!
- Gaste tempo em criar conteúdo de alta qualidade, isso vai dificultar com que outras pessoas consigam adicionar ao seu texto e vai criar uma barreira a entrada de competidores – afinal se o seu texto é completo, porque alguém iria visitar outro muito similar e também completo?
- Quando você escreve conteúdo de qualidade ele tende a ter uma longevidade maior, não sendo apenas algo que é consumido temporariamente pelos leitores do seu site, ele vai ser buscado no Google inúmeras vezes, além de ser citado em outros sites por ser referência no assunto.
- Crie conteúdo focado no usuário e não nas engines de busca e você será recompensado pelo usuário, que vai virar um advogado do seu site e também agora pelo Google que valoriza quem sabe como escrever conteúdo de qualidade.
Tenha um guia de estilo e escrita
Não apenas o design, as materias mas também a forma como o conteúdo é colocado é uma das formas de criar uma marca em relação aos seus textos. Apesar de escrever livremente oferecer maior facilidade e maior liberdade, ter um guia de estilo oferece coerência, coesão e ainda uma consistência entre os temas e artigos.
A referência não é a escrita correta, que todos devem ter, mas sim de escrever utilizando determinados formatos e estilos de escrita. Cito abaixo as grande marcas e mídias e seus respectivos guias de estilo usado pelo editorial desses jornais e revistas, porém aconselho-o a criar o seu próprio, mais dinâmico e pessoal, algo que só a web consegue oferecer.
- Manual de redação e Estilo do jornal O Estado de São Paulo
- Novo manual de redação do jornal Folha
- Guia de estilo da Associated Press (associação da impressa americana)
- The Chigago Manual of Style Online – Um dos únicos que dá ênfase ao estilo online
- Guia de estilo da BBC para notícias
Recomendo a utilização de um site que te inspire, o qual você goste de ler e gostaria de ter um igual, para ser seu exemplo de estilo e redação.
Meu site estava nos primeiros resultados do Google e agora não está mais, o que devo fazer?
Muitas pessoas reclamaram que seus sites foram prejudicados com a nova atualização do Google, perdendo muitas posições no ranking e perdendo até os primeiros lugares para algumas palavras chaves na busca. Felizmente a grande maioria desses sites não foi injustamente rebaixado, pois o Google testa os sites usando metodologia científica a fim de provar, por A+B que um site tem conteúdo/design/experiência melhor que outro, usando para isso milhares sinais, sendo que agora a qualidade deve ter maior peso para determinar quais sites devem aparecer nas primeiras posições.
Portanto modifique seu conteúdo, design e estilo de escrita pois se você produzir conteúdo de qualidade você será melhor qualificado pelo Google e talvez até apareça em primeiro lugar na busca! O objetivo é modificar como o usuário interage com o seu site, pois é a partir dele que está vindo o indicativo que o seu site não mais merece estar nos primeiros resultados do Google.
Você pode obter dados de como seus visitantes e leitores interagem com seu site a partir das seguintes ferramentas:
- Google Analytics – Observar páginas com alto Bounce Rate e baixo tempo de visitação, com menos de 1:30.
- MouseFlow – Permite gravar os movimentos do mouse dos usuários, que estão correlacionados com os movimentos dos olhos. Com isso você consegue não apenas quantificar clicks em links e eventos mas sim como o usuário está se comportando no seu site.
- CrazyEgg – Também consegue gravar os movimentos do mouse dos usuários, que estão correlacionados com os movimentos dos olhos.
- Google Consumer Surveys – Faça pesquisas de opinião no seu site, obtendo respostas dos leitores sobre o seu conteúdo.
Fontes: Predicate Slides, Smashing Magazine, Google Webmaster Central Blog e Dicas para criar conteúdo com alta qualidade do Google 2, Why big content is worth the risk, Content Marketing that matters