Aprenda como se proteger de keylogger, os programas que gravam o que é digitado. 5 dicas para se proteger contra os keyloggers para roubar sua senha.
Keyloggers são programas malignos: escondidos, eles gravam tudo o que você digita, tudo o que é feito no computador, incluindo logins e senhas. Portanto, ter um keylogger no computador permite acesso a todas suas identidades virtuais.
Infelizmente, existem pelo menos 5 formas de hackear senhas que os hackers usam para roubar a sua senha, sendo que elas podem ser bem simples, dependendo da sua insegurança e sua falha, a técnicas que exploram falhas do computador e do sistema operacional.
Como o uso de programas espião e keyloggers é uma das técnicas mais utilizadas, aprenda como se proteger de keylogger com essas 5 dicas simples.
5 dicas sobre como se proteger de Keylogger de roubar senha
Os keyloggers podem ser muito úteis. Ao Baixar programa Monitorar PC e Internet e instalar um programa espião grátis, você pode analisar tudo o que seu filho, esposa ou namorado faz, além de, após informados, inspecionar seus empregados. Mas na maioria das vezes é usado mesmo para gravar tudo o que é digitado e feito no PC com a intenção de roubar login e senha do Facebook, MSN e Twitter.
Por ser muito simples de instalar e qualquer computador e, após a instalação, difícil de ser detectado, você deve estar atento e saber essas 5 dicas sobre como se proteger:
Procure por dispositivos externos no seu computador
Já existem pen drives que funcionam como keyloggers’, enviando automaticamente tudo o que é digitado sem precisar instalar nada. Você pode você mesmo pode comprar um pen drive para descobrir e hackear senhas.
Portanto, veja de vez em quando se existe algo entre o teclado e o conector dele no computador que não seja um simples transformador de ou para USB e procure pen drives em todas as portas USB.
Óbvio que ninguém é louco de fazer isso toda vez antes de entrar no computador, mas não custa nada verificar de vez em quando.
Utilize autenticação com dois passos
Se você quiser guardar uma dica de segurança da atualidade é essa que você deve memorizar: habilite autenticação em 2 passos. Com esse tipo de autenticação, você precisa não apenas da senha que você criou, mas também de um código aleatório que é enviado para o seu celular ou é gerado através de um programa.
Tanto o Google (Google+ e Gmail) quanto no Facebook você proteger sua conta habilitando a autenticação em dois passos.
Primeiro, você cadastra seu telefone celular na sua conta do Google ou do Facebook.
Você pode optar por receber o código de ativação somente pelo Facebook e para algumas operadoras, o Google não disponibiliza este serviço no Brasil.
Baixe o app Google Authenticator para iPhone ou Google Authenticator para Android ou o App do Facebook para iPhone e Facebook para Android.
Na primeira vez, você vai precisar sincronizar os apps para que o código gerado no seu celular e a sequência de códigos seja única.
Aprenda como ativar a verificação em dois passos no Google Gmail e Google+ e como ativar a verificação em dois passos no Facebook
Mantenha seu antivirus atualizado
Manter um antivírus atualizado é fundamental, ainda mais atualmente quando estamos quase o tempo todos conectado a internet, baixando arquivos, trocando música, vídeos e testando programas e jogos.
Infelizmente nenhum programa antivírus é perfeito. Dessa forma, eu recomendo sempre comprar licensas de programas antivírus diferentes a cada 6 meses, seguindo sempre os critérios da AV-Test, a maior e mais reconhecida firma de avaliação de antivírus do mundo – sem conflitos de interesse.
Apesar de trocar a licensa a cada 6 meses parecer paranóia, cada antivírus tem um sistema heurístico diferente, capaz de detectar ameaças escondidas de uma forma diferente, no caso, aquelas que ainda não foram documentadas. É como identificar uma nova espécie de borboleta sem nunca ter visto ela antes. Parece uma borboleta, uns vão achar que é uma mariposa grandes, outros um besouro estranho e etc, o importante é estar atento e ser capaz de detectar ameaças potenciais.
Por isso recomendo seguir nossa lista com os 7 melhores antivírus grátis para Windows ou os melhores antivirus para Mac.
Utilize um firewall para verificar as conexões
Um programa de firewall é como eu sempre digo, um porteiro, que monitora todas as conexões que são feitas, tanto com a rede quanto com a internet. E os programas de Keylogger não conseguem escapar disso. Portanto se você utilizar um dos top 5 melhores programas de firewall e usando Firewall para proteger sua internet de Hackers, você vai conseguir bloquear a conexão do keylogger.
Mas como eu vou identificar o processo ou o nome do programa keylogger? Você não vai. Bloqueie todos aqueles que você não conhece e só permita aqueles que você conhecer. Se você escolher um bom firewall conforme os que recomendamos, eles automaticamente excluem processos naturais do Windows, facilitando seu trabalho.
Use um programa para gerenciar senhas e logins
Se você não precisar digitar sua senha sempre que for entrar em um site, fazer uma compra, as chances de alguém pegar sua senha copiando aquilo o teclado manda de sinal para o sistema, você não vai ter problemas.
E o melhor é que existe um gerenciador de login e senha grátis que faz exatamente isso. Ainda ele se lembra automaticamente de todos os seus logins e senhas automaticamente, sendo compatível com Windows, Mac, iPhone e Android.
Outras dicas importantes, mas secundárias
- Troque sua senhas frequentemente
- Utilize uma senha para cada serviço diferente
- Matenha seu computador atualizado
- Não pirateie o antivírus e firewall – Não faz sentido, é como subornar o polícial para te proteger. Se ele se corrompeu como pode te proteger??
- Se você empresta frequentemente ou compartilhar o computador, crie contas separadas e deixe seus amigos com conta de visitante sem permissão para instalar nada! Lembre-se que a maior ameaça dos keyloggers são pessoas com acesso ao seu computador, são seus amigos, parentes, pais
Sumário
Keyloggers são ameaça real a todos, por sua facilidade de serem instalados e comprados na internet. Sem o uso da autenticação em dois passos, todos estão vulneráveis a essa ameaça, que se torna ainda mais grave quando vem na forma de trojan em Mp3 e fotos. Por isso, mantenha seu antivirus atualizado, tenha um bom firewall e siga a risca as 5 dicas sobre como se proteger de keylogger para não ter dor de cabeça com roubo de login e senha.
5 Comments
Jefferson R.Ferreira
Dica super interessante!!!! Obrigado por publicar ok!!!!!!!
Pingback: 5 Melhores antivírus para Windows 8 e Windows 7 de 2013
Pingback: Download programa keylogger para armazenar login, senhas e passwords
Pingback: Como criar senha segura: Tempo que hacker demora para hackear senha
Pingback: 10 Dicas Anti Hacker - Como se proteger de invasão hacker